CURSO 007

Gestão Avançada do Patrimônio Público: Técnicas e Soluções para uma Administração Eficiente

Datas e Locais:

30/09/2025 – Ribeirão Preto/SP – Hotel Stream

Horário: 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h00
Duração: 8h/aulas

Apresentação:

O curso visa proporcionar aos servidores públicos conhecimentos detalhados e atualizados sobre a gestão do patrimônio público, em conformidade com as legislações e jurisprudências aplicáveis, como a Lei nº 4.320/64 e a Lei nº 14.133/2021.

Combinando teoria e prática, a capacitação prepara os participantes para implementar técnicas modernas e eficientes na administração de bens públicos, desde a incorporação até o desfazimento.

Este curso é essencial para:

Conhecimento Atualizado: O curso oferece uma visão abrangente e atualizada sobre a gestão do patrimônio público, com base nas últimas legislações e práticas recomendadas.

Eficiência Operacional: Aprenda técnicas práticas para melhorar a eficiência e a eficácia na administração de bens públicos.

Aplicação Prática: Beneficie-se de exemplos práticos e estudos de caso para aplicar o conhecimento de forma realista.

Objetivos:

Capacitar os participantes para:

  • Compreender e aplicar corretamente as exigências legais na gestão patrimonial;
  • Realizar o controle e registro adequado dos bens públicos;
  • Executar processos de incorporação, desincorporação e alienação com segurança;
  • Aplicar corretamente normas como Portaria TCU nº 358, Decreto Federal nº 9.373/2018 e NBC TSP 07;
  • Utilizar cálculos e fórmulas práticas de depreciação, reavaliação e reconhecimento do ativo imobilizado

Corpo Docente:  Professor Ricardo Bulgari: É Administrador Público formado pela FGV/SP, com pós-graduação em Gerência de Cidades pela FAAP/SP e Mestrado em Administração Gerencial. Com ampla experiência no setor público, já atuou como Secretário Municipal de Administração e Finanças, Superintendente de Autarquia de Saneamento, e Controlador Geral em diversos municípios. Ele também foi Examinador do Prêmio Nacional de Qualidade na Gestão Pública (PQGF) e professor em instituições renomadas, como ESAF/RS, FAZESP, e IBAM. Com 26 anos de experiência, Ricardo tem ministrado cursos e treinamentos por todo o Brasil, além de realizar auditorias e consultorias para órgãos públicos

Programa do Curso:

BENS PERMANENTES

Organização do sistema de Patrimônio: Funções

Classificação da Despesa Orçamentária

o Material Permanente x Material de Consumo

Exigências Legais

o Lei 4.320/64

o Lei 14.133/2021

Incorporação

o Aquisição

o Doação

o Transferência

o Permuta

o Fabricação

o Dação

o Controles por plaquetas, etiquetas e RFID. Apresentação das soluções.

Desincorporação (Desfazimento)- Permanente e consumo

Alienação de bens públicos –14.133/21

 Para órgãos públicos, para entidades de direito privado, Oscas.

o Licitações

o Dispensa de licitação

o Doação

o Permuta

o Outras situações

Controle e Organização do Patrimônio Público

o Inventários

o Portaria-TCU nº 358.

o Desaparecimento

o Ressarcimento

Decreto Federal nº 9.373/2018 – Desfazimento de Bens

NBC TSP 07- 22/09/2017 – ATIVO IMOBILIZADO

 Depreciação

 REAVALIAÇÃO

 Reconhecimento

 Cálculos e melhores Técnicas

DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DOS CÁLCULOS: Fórmula de avaliação.

Certificação: Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão que atesta sua capacidade para gerenciar o patrimônio público de acordo com a Lei nº 14.133/21 e as melhores práticas do setor.

Valor De Investimento Modalidade Presencial para 01 servidor:  R$ 1.600,00  

Valor De Investimento Modalidade Presencial para 02 servidores:  R$ 1.500,00

Valor De Investimento Modalidade Presencial para 03 servidores:  R$ 1.400,00

 

Valor de investimento modalidade presencial com 04 servidores: R$ 1300,00 cada

Valor De Investimento Modalidade Presencial para 05 servidor:  R$ 1.200,00 cada

Valor De Investimento Modalidade on-line:  R$ 1.000,00 (Um Mil Reais) 

Formas de pagamento:

 

  1. Depósito bancário Banco C6 com pagamento com 02 dias antes da realização.
  2. Boleto bancário com pagamento com 02 dias antes da realização
  3. Para outras formas de pagamento entre em contato conosco.
  4. Para pagamentos com empenho com prazo superior a 15 dias não teremos como manter desconto ao órgão contratante.

Na modalidade de inscrição presencial:

 

Realizado no Hotel, incluso estacionamento, café da manhã do hotel, almoço no hotel, coffe break a tarde, material impresso, marca texto, caneta touch screen para tabletes e celulares e certificado impresso.

Cursos fechados (in company):

 

O órgão público interessado, solicita a Segmenta Cursos, a realização em suas dependências ou em um local predeterminado com menores custos, adequação do programa de acordo às necessidades do órgão público. O material é elaborado de acordo com a realidade dos Órgãos Públicos, visando atender as necessidades específicas.

Realizado no órgão, é oferecido o material didático impresso e completo ao servidor e suporte via email após o treinamento durante 30 dias.

Curso modalidade online

O curso online é realizado ao vivo pela plataforma Zoom, com chat disponível em tempo real para interação dos alunos com a professora, compartilhamento de telas, com carga horária de 8h/aula, com início às 8h e 17h, o aluno terá um suporte via e-mail ou WhatsApp, e ele participará de um grupo com colegas da turma do curso, para dúvidas e troca de experiências. Se órgão tiver notebook para acesso ele pode ser acessado por celular ou até mesmo com televisor e retroprojetor. O material didático e certificado é enviado via email para que o aluno faça a impressão.

Dados que são necessários para a sua inscrição:

Nome Completo sem abreviação, função que exerce no órgão

Razão Social, CNPJ, Endereço, Telefone e E-mail, e formas de pagamento.

Informações Importantes Inscrições com Reservas Antecipadas. Não vá para o curso sem antes efetuar sua reserva / inscrição e ter confirmação da realização do curso através de email e Via telefone.

Informações Importantes:

Todo aluno tem direito a suporte via email durante 30 dias depois de cada treinamento realizado.

Do prazo para Cancelamento:

Por Iniciativa do Participante:

O cancelamento deverá ser solicitado até 48 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago e cortesia em futuros, OU multa de 30% do valor da ficha de inscrição, e há possibilidade de substituição do participante.

Por Iniciativa da Segmenta:

A Segmenta Cursos reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou programas, n o prazo de 48 horas antes do evento, quando não houver um número mínimo de participantes para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem / participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.

 

A segmenta esse fez 15 no mercado e você nosso maior patrimônio!
 
Adotamos medidas inovadoras para cursos, seja na modalidade presencial, on-line e In Company  no seu órgão e cursos compartilhados com outras prefeituras ,Câmaras e Autarquias.  
Contatos para Informações e Inscrições:
Telefone: 16 3329-2554 – atende até 17h30 
 
WhatsApp: (16) 99377 6798 – Lidiani Gonçalves
 

E-mails:

segmentacursos@segmentacursos.com.br

segmentainfo@segmentainfo.com.brlidiani.goncalves@gmail.com

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A nossa empresa incentiva à capacitação aos servidores públicos e privados, e os treinamentos podem ser decisivos para desenvolver a carreira dos profissionais e garantir que ocupem cargos de maior destaque, mas para que isso se concretize, é necessária à capacitação.

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